quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Não tirem os sapatos

Em cúpula, Lula brinca e pede que não tirem sapatos
Fabiano Klostermann Direto da Costa do Sauípe
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva brincou com o recente incidente sofrido pelo chefe de Estado dos Estados Unidos, George W. Bush, no Iraque, quando o americano quase foi atingido por sapatos atirados por um jornalista. "Gente, por favor, ninguém tira o sapato. Aqui como é muito calor, se alguém tirar o sapato a gente vai perceber antes de jogar por causa do chulé", disse ao fim da Cúpula da América Latina e Caribe (Calc), que ocorreu na Bahia.
» Lula pede a líderes que não sejam servis» Lula pede fim de embargo a Cuba» Lula anuncia criação de 2 fundos» Crise: Lula quer papel ativo da AL
Mais cedo, Lula pediu aos demais governantes da região que não sejam "servis" aos Estados Unidos. "Acho que muitas vezes o comportamento super serviçal na política é o que faz com que as pessoas não sejam devidamente tratadas e devidamente respeitadas", afirmou.
Ele exemplificou citando um fato ocorrido durante a reunião do Grupo dos Oito (G8, as sete nações mais ricas do mundo e a Rússia) em 2003. "Eu cheguei e todo o mundo estava sentado, cumprimentei, e quando o presidente (dos Estados Unidos, George W.) Bush entrou, todo o mundo se levantou e eu, junto com (o então secretário-geral da ONU) Kofi Annan, disse: não vamos nos levantar", disse.
"Não nos levantamos e Bush se dirigiu para nos cumprimentar sem nenhum problema, sem fazer nenhuma diferença", falou.
Com informações da EFE
Redação Terra