domingo, 26 de julho de 2009

Realmente divino



25/07/2009 - 15:00

O pequeno Mozart
Por Abelha
Nassif

Todos aqui no blog sabem de seu “encatamento” pelas crianças. Fala dos pequenos quase sempre como se tivesse sido hipnotizado por eles, sejam suas filhas e neta, seja qualquer criança.

Por isso vou falar de um menininho fantástico pra vc. E garanto que vai se apaixonar por ele!

Esta semana estava assistindo a um documentário no National Geographic e me deparei com este adorável garotinho americano de origem chinesa, MARC YU.

Filho de mãe solteira e criado com muito sacrifício por ela até ser descoberto como um dos maiores gênios mirins da atualidade.

Aos 2 anos Marc ouviu uma canção numa festa. Pouco depois, sentou-se ao piano e executou a música sem nenhum erro! Um ano depois, já tocava Beethoven.

O menino toca cello, violino e piano com maestria. Mas sua paixão e amor é pelo piano.

Hoje é capaz de tocar mais de 70 clássicos sem olhar a partitura. Seu talento e sucesso permitiram que ele fizesse um dueto com seu grande ídolo, o pianista chinês Lang Lang, de quem ganhou o apelido de “pequeno Mozart”. Para reforçar o talento, Marc pratica até oito horas de piano por dia. E adora!

Seu ouvido é tão afiado que reconhece qualquer nota musical como se identificasse cores. Segundo especialista isto é raríssimo em crianças de 7 anos!

Depois de ser descoberto a vida melhorou, a mãe recebe de entidades para cuidar do menino em casa, já que ele não frequenta escola comum, pois seus estudos equivalem a garotos de 15 anos (estava com 7 para 8 anos na época do documentário, hoje tem 10) e era motivo de chacota por ser genial em qualquer matéria.

O documentário também mostra a alegria do garoto quando descobre que já pode alcançar a oitava, pois os dedinhos cresceram o suficiente. É qdo a gente vê que ele realmente ama a música…

O menino é um fofo! Simpático, brincalhão, bem articulado e contador de piadas, já participou de vários programas de TV nos Estados Unidos, como o da Oprah.

Fico imaginando quantos gênios mirins devem existir no Brasil, cujo potencial nunca será descoberto por falta de atenção dos pais ou pelas deficiências inerentes de nossas escolas.

Ao mesmo tempo não sei até que ponto essa super exposição sobre sua genialidade poderá prejudicá-lo. Fica aberto à discussão para os especialistas do blog.

Lembrando que nosso genial Nelson Freire também começou a tocar aos 3 anos. Foi um garoto prodígio na época, parecia em jornais e revistas, ganhou viagens ao exterior.

Vejam como o garotinho manda bem:

Marc aos 9 anos em Shangai toca Korsakov
http://www.youtube.com/watch?v=TzmoO5ioVYI

Marc com 8 anos e seu grande ídolo, o fenomenal chinês Lang Lang - parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=f4AcsxOgS64&feature=related

Marc e Lang Lang - parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=OeeYPIpNxxI&feature=related

Site de Marc e da mãe (uma oriental lindíssima por sinal)
http://marc-yu.com/

Nenhum comentário: